03 novembro 2011

Beijinho

Resolvi criar aqui um cantinho pra compartilhar algumas receitas. É claro que o foco principal será os doces, mas isso não significa que eu não possa deliciar voces com algum sabor diferente.


Pra começar vou compartilhar aqui uma história bem interessante sobre a origem do beijinho. Meu doce preferido!


No início da Época Moderna, a maioria da população feminina dos conventos eram compostas por mulheres que não tinham escolhido o hábito por fé, e sim por imposição social (quase sempre familiar). Muitas delas foram enclausuradas pelos pais ou pelos próprios maridos por mau comportamento (ahhh taa); outras por serem segundas filhas tinham um dote menos consistente que as primogênitas, consequentemente tinham dificuldade para arrumar um bom casamento, assim quase sempre o final delas era o convento.
Sendo assim, adotando o hábito forçadamente era natural que a maioria continuasse com seus "desejos carnais" rsrsrsrs. Elas eram responsáveis pela super produção de diversos doces dentro dos conventos ja que não tinham muito o que se fazer la dentro
Os nomes apelativos e de inspiração erótica que tinham a maioria dos doces mas que foram se modificando com o passar do tempo só serve pra provar a falta de vocação de nossas freirinhas kkkkkkkkkkk
Suspiros, papos-de-anjo, barriga de freira, beijos de freira, pau de abóbora, travesseiros da periquita, entre outros!


O Beijinho


O beijinho foi uma adpatação do beijo de freira no Nordeste brasileiro, trazido pelas Clarissas no século XVII.
As amêndoas foram substituídas pelo coco; a calda de água com açúcar, por outra de leite e açúcar, e foi acrescentado um aroma delicado de baunilha, resultando no beijo de coco. Mais tarde na segunda metade do século XX, quando o leite condensado invadiu o mercado (Graças a Deus!) e as nossas receitas, ele se transformou em "beijinho", ficou mais macio e passou a ser servido em forminhas de papel, ganhando o característico cravo-da-índia, sua marca registrada.


Existem várias receitas de beijinho, mas vou postar a que mais me agrada:


*1-lata de leite condensado
*5-colheres bem cheias de coco ralado 
*1-caixinha de creme de leite
* Cravo da índia
*Açúcar cristal


Leve os dois primeiros ingredientes ao fogo mexendo até desgrudar do fundo da panela, retire do fogo e deixe esfriar. Acrescente o creme de leite até ficar bem homogêneo.
Depois é só modelar, passar no açúcar cristal e acrescentar o cravo da índia.
Se preferir pode substituir por açúcar colorido ou coco ralado.


PS: Não coloco manteiga no meu beijinho, por achar desnecessário, o coco ja é muito gorduroso.




Tradicional com açúcar cristal



Com coco ralado

2 comentários:

Crazylloo disse...

Menina, adorei a história do Beijinho e vu comprar côco ralado para fazer essa sua receitinha...Alguma marca de preferência? Compro o côco ralada sem açúcar né? Ou não? kkkkk Beijokas

Suzana Avelaira disse...

Viu que freirinhas safadinhas rsrsrs,eu compro coco ralado por quilo, sabe essas lojas que vendem nozes,castanhas, etc...? Então e o coco ralado é sem açúcar sim, coco seco! E quanto ao creme de leite vá adicionando aos poucos pra não ficar mole demais!
Bjoksss linda!

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!